Nota de pesar

É com grande tristeza que fomos informados do falecimento do médico Dr. José Penteado Mendonça, nesta quarta-feira (26/08), aos 95 anos. Formado em 1951, Mendonça fez sua primeira especialização em cirurgia geral e obstetrícia, e em seguida, cirurgia vascular periférica.

O médico iniciou sua carreira na Santa Casa de Ribeirão Preto como residente e se tornou um dos primeiros cirurgiões de varizes do hospital e um dos fundadores do serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular. Além de cirurgião vascular renomado, Mendonça foi professor pioneiro da especialidade e se dedicou ao atendimento médico por quase setenta anos.

O médico recebeu em vida, uma homenagem da Santa Casa de Ribeirão Preto, com uma placa com seu nome. Um momento de grande emoção, conforme relatou Mendonça na época.

Seu pai, Hortêncio Mendonça Ribeiro, também foi médico na Santa Casa de Ribeirão Preto o que o influenciou na escolha da profissão.

Toda a equipe da Santa Casa de Ribeirão Preto lamenta a morte do Dr. Mendonça e ressalta a importância do médico na história deste hospital e da cirurgia vascular na cidade.

Nossos profundos sentimentos à família e aos amigos.